segunda-feira, 13 de junho de 2011






Boa tarde turma!

Está no ar o nosso blog de discussão, agora os alunos da E. M. Maria de Lourdes Pinheiro
e os PIBIDIANOS do Subrpojeto Geografia terão um lugar para discussão, fóruns e atividades.

 Comecaremos com o tema: Capitalismo X Socialismo

A partir da imagem acima comentem um pouco relacionando socialismo e capitalismo.

Bom trabalho!

35 comentários:

  1. Karla Eduarda 8ºano AZUL16 de junho de 2011 às 13:05

    Oi Pibidianos e alunos do Maria de Lourdes vamos ter uma boa aula sobre CAPITALISMO X SOCIALISMO nós também vamos aprender muito com as estagiarias:GISELE,MARIELE e PATRICIA

    ResponderExcluir
  2. E ai pibidianos teremos uma boa aula e discutiremos sobre capitalismo X socialismo,e particulamente sou a favor capitalismo,esse sistema socialista nao entra na minha cabeca.Como e q pode terem pessoas q ainda queram viver em um mundo em q todo mundo tem a mesma classe soial!E mesmo assim se o mundo fosse um mundo socialista seria um mundo com muitas dificuldades financeiras porque governo nenhum conseguiria dar condicoes financeiras iguais e boas para todo o esse mundao.

    ESSA E MINHA OPINIAO ANGELICA 8 anoazul

    ResponderExcluir
  3. Danielle J. 8º azul16 de junho de 2011 às 13:14

    Capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante os séculos XI e XV(11-15)tem como objetivo visa o lucro propriedade privada.

    Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva.
    eu entendi que o país uma metade é socialista e a outra é capitalista.mais na Rússia foi o país que em alguma parte as pessoas votaram pelo capitalismo e em outra parte as pessoas ficaram com o socialismo a fizeram o muro de Berlim.

    ResponderExcluir
  4. Karla Eduarda 8ºano AZUL16 de junho de 2011 às 13:16

    A charge mostra que o Globo terrestre era dividido em dois blocos que eram Capitalismo e Socialismo o lado LESTE Socialismo e o lado OESTE Capitalismo o murro de BERLIM dividindo os paises

    ResponderExcluir
  5. Sou aluna do 8 ano azul e adoro o projeto pibid adoooro! as estagiarias q vao nos ver aqui na escola. ANGELICA

    ResponderExcluir
  6. No capitalismo temos duas classe.E no socialismo já temos uma única igualdade
    Também no capitalismo os meios de produção pertencem predominantemente a um grupo de pessoas.E no socialismo as terras e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também define o salário dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  7. CAPITALISMO X SOCIALISMO
    CAPITALISMO

    O capitalismo,e a classe que tem varias diferenças sociais,por exemplo o Brasil e um pais capitalista,existe muitas pessoas ricas,milionárias enquanto tem muitas pessoas que vive na miséria e na pobreza.o capitalismo era formado por varias fases comercial,industrial e financeiro.

    SOCIALISMO

    A Rússia foi o primeiro pais a aderir o socialismo sendo a classe que deseja igualdade não existe nem pobre nem rico todos vivem na mesma classe
    social,todos tem os mesmos direitos por exemplo, aos médicos,escolas,educação etc.

    A imagem retrata de um lado o Estados Unidos que e um pais capitalista,la existe pessoas que vivem com melhores condições de vida e outras que não tem nada e do outro lado a União das Republicas Socialista Soviéticas - URSS, que e um bloco socialista que vivem na mesma classe social, todos tem o mesmo direito de estudar,ter educação e etc. As duas classes são divididas na ilustração pelo muro de Berlim.

    ResponderExcluir
  8. Tallysson 8 ano azul16 de junho de 2011 às 13:28

    capitalismo e o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a idade media
    As características do capitalismo propriedade privada dos meios de produção mercado lei da oferta e da procura e concorrência.

    ResponderExcluir
  9. juarley e wanderson 8°azul16 de junho de 2011 às 13:30

    O capitalismo esta no lado oeste,os donos do meio de produção procuram produzir suas mercadorias com o menor custo possivel.O socialismo podemos definir socialismo como modo de produção que propõe a construção de uma sociedade sem classe .

    ResponderExcluir
  10. A CHARGE REPRESENTA O MUNDO DIVIDIDO EM DOIS BLOCOS O CAPITALISTA E O SOCIALISTA E ENTRE ELES O MURO DE BERLIM.


    EU ACHEI MUITO INTERESSANTE PORQUE FALA DE UM MURO QUE SE CHAMA MURO DE BERLIM ESSE MURO DIVIDIU O MUNDO EM : SOCIALISMO E CAPITALISMO

    ResponderExcluir
  11. Ana Laura 8 ano azul16 de junho de 2011 às 13:34

    CAPITALISMO E SOCIALISMO O GLOBO REPRESENTA A DIVISÃO DO MUNDO DIVIDIDO PELO MURO DE BERLIM. CAPITALISMO E O SISTEMA ECONÔMICO SOCIAL QUE SURGIU NA EUROPA NA IDADE CAPITALISMO E SOCIALISMO O GLOBO REPRESENTA A DIVISÃO DO MUNDO DIVIDIDO PELO MURO DE BERLIM. CAPITALISMO E O SISTEMA ECONÔMICO SOCIAL QUE SURGIU NA EUROPA NA IDADE MEDIA QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA ECONOMIA DE MERCADO LEI DA OFERTA DE PROCURA E ETC.O SOCIALISMO E UM MODO DE PRODUÇÃO QUE PROPÕE CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SEM CLASSE SEM DESIGUALDADE E TEM COMO CARACTERÍSTICA ESTATIZAÇÃO,ECONOMIA PLANIFICADA,PLENO EMPREGO,RELAÇÃO SOCIAL. MEDIA QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA ECONOMIA DE MERCADO LEI DA OFERTA DE PROCURA E ETC.O SOCIALISMO E UM MODO DE PRODUÇÃO QUE PROPÕE CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SEM CLASSE SEM DESIGUALDADE E TEM COMO CARACTERÍSTICA ESTATIZAÇÃO,ECONOMIA PLANIFICADA,PLENO EMPREGO,RELAÇÃO SOCIAL.

    ResponderExcluir
  12. capitalismo
    O capitalismo e o sistema economico e social que surgiu na idade media, entre os seculos VI e XV. O feudalismo tornando-se a partir do secu lo XVIII.
    socialismo Podemos definir socialismo como um modo de producao, sistema de organizacao politica e economica de uma social, que propoe a de uma sociedade sem classe e sem desigualdade.
    Na imagem representa o poder capitalismo e o poder socialismo,o muro de Berlim.

    ResponderExcluir
  13. Lorena Rodrigues (8º ano azul)21 de junho de 2011 às 13:11

    O muro de Berlim foi construído em 1961. O muro foi erguido pelo governo da Alemanha oriental para impedir a fulga de seus habitantes para o lado ocidental.
    Isso ocorreu porque embora localizada dentro do território da Alemanha Oriental a cidade de Berlim também está dividida em duas partes: oeste controlada pela Alemanha capitalista e a parte leste, capital do governo oriental socialista.

    ResponderExcluir
  14. gostei muito das imagens e queria deixar minha opinião nao sou afavor do socialismo, gosto do capitalismo das fases do capitalismo.
    Amanda E Brenda
    8ºano Laranja

    ResponderExcluir
  15. Eu estou aqui de novo para falar que sou a favor do CAPITALISMO ANGELICA 8ano AZUL

    ResponderExcluir
  16. Eliany DO 8 ANO LARANJA28 de junho de 2011 às 13:09

    CAPITALISMO......
    capitalismo significa desiguadade de pessoas no mundo.O rico deseja dominar os mais pobres pelo motivo deles nao terem dinheiro sendo isso dividido em duas classes sociais ricos e pobres.
    SOCIALISMO....
    .No socialismo podemos definir socialismo como modo de produção que propõe a construção de uma sociedade sem divisao de classes socias mais igual.

    ResponderExcluir
  17. maicon e mateus comentou................
    sobre
    O muro de Berlim foi construído em 1961. O muro foi erguido pelo governo da Alemanha oriental para impedir a fulga de seus habitantes para o lado ocidental.
    capitalismo finaceiro
    caracterizada pela integracao entre capitalindustrial
    e capital bancario. nessafase as industrias incorporam ou criam bancos, ou entao os bancos
    absorven industria.o capitalismofinamceiro cosolidou-se apos a primeira guera mudial (1914-1918),quado as enpresas assosiada as instrucoes finaceira aumetarao sua influencia
    8 ano laranja.

    ResponderExcluir
  18. A primeira imagem representa a desiguladdade social em que a classe alta exerce dominio sobre a classe media baixa e a segunda imagem relata a divisao do mundo capitalista e socialista atravez do muro de Berlim.

    Isabela Barbosa Maia 8 ano laranja

    ResponderExcluir
  19. Raphaela 8ºano laranja28 de junho de 2011 às 13:28

    gostei muito das imagens,achei muito interessantes as fases do capitalismo são bastante diversificadas,elas procuram fornecer diversos aspectos e características como:propriedade privada dos meios de produção,economia de mercado,lei da oferta e da procura,concorrência,trabalho assalariado e lucro.

    ResponderExcluir
  20. LEIDIANE@8VERMELHO.LUAN SANTANA@5 de julho de 2011 às 13:26

    O lado leste e socialismo e o lado oeste e o capitalismo eles estão dividido por um muro
    chamado BERLIM.
    A disputa entre E.U.A e U.R.S.S.pela influencia sobre outras nações (HEGEMONIA) FICOU CONHECIDA COMO GUERRA FRIA fria,JÁ QUE OS DOIS PAÍSES NUNCA SE ENFRENTARAM DIRETAMENTE NO CAMPO DE BATALHA O CONFRONTO ENTRE ELES SÓ OCORREU NO CAMPO DIPLOMÁTICO.

    ResponderExcluir
  21. SARAH MIKAELE

    EU gosto muito de estudar o capitalismo e o socialismo.
    FRASE DO CAPITALISMO
    Considerando seu processo de desconhecimento, classifica se o capitalismo em três fases: CAPITALISMO COMERCIAL, CAPITALISMO INDUSTRIAL E CAPITALISMO FINANCEIRO.

    SISTEMA SOCIALISTA
    Podemos definir socialismo como um modo de produção(sistema de organização politica e econômica de uma sociedade sem classes e sem desigualdade).
    MEU COMENTÁRIO
    No lado leste o socialismo e o lado oeste o capitalismo dividido por um muro chamado BERLIM.

    ResponderExcluir
  22. ola!pessoas
    sou thayna do 8 ano amarelo e gostei muito do que a escola Maria de Luordes Pinheiro fez foi uma forma de nos adolescentes aprender mais ainda mais com a internet e um meio de aprender ,com o blog da escola falando do socialismo e do capitalismo .
    o socialismo preve a adocao das seguintes politicas.sao estatizacao,economia planificada,pleno emprego,relacao social.
    o capitalismoe o sistema economico e social que surgiu na Europa durante a idade media,sobretudo o outro sistema de producao do feudalismo.

    ResponderExcluir
  23. ola pessoas pibidianas!
    Estou gostando do novo meio de aprendermos mais sobre o capitalismo e o socialismo.Achei muito interessante as imagens e tambem os comentarios dos outros alunos.Espero aprender muito mais sobre essa materia.
    No capitalismo a disputa entre os E.U.A e a U.R.S.S ficou conhecida como GUERRA FRIA, e ganhou esse nome porque os paises nao se enfrentavam em campo de batalha, a disputa era pelo poder, quem tinha o melhor governo.
    O capitalismo tinha tres fases; o capitalismo comercial e capitalismo industrial.Tambem havia o muro de berlim que separava os dois sistemas. o capitalismo e o sistema economico e social que surgiu na idade media.podemos definir o socialismo como um meio de producao, ou sistema de organizacao politica de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  24. karine 8 ano amarelo7 de julho de 2011 às 13:23

    Uma metade representada pelo capitalismo dominado pelos Estados Unidos e a outra metade dominada pelo socialismo a Russia.Que foi dividida pelo muro de Berlim.

    ResponderExcluir
  25. Matheus Felipe oitavo ano amarelo7 de julho de 2011 às 13:29

    EU Matheus Felipe do oitavo amarelo entedi que na primeira charge existe disiguaude social entre ricoss e pobres, Capitalismo x Socialismo .

    ResponderExcluir
  26. O capitalismo cria uma divergencia entre as classes sociais .Ja o socialismo apresenta uma igualdade entre as classes.

    ResponderExcluir
  27. ANONIMO 8 ANO AMARELO12 de julho de 2011 às 12:45

    O CAPITALISMO:
    O capitalismo è o sistema econômico e social que surgiu na idade mèdia.
    O SOCIALISMO:
    O E.U.A e a U.R.R.S.S não se enfrentavam em campo de batalha, a disputa era pelo poder: QUEM TINHA O MAIOR PODER?


    ESTOU MUITO ANIMADA COM ESSE NOVO MEIO DE APRENDERMOS SOBRE ESSES DOIS SISTEMAS, ESPERO APRENDER MUITO COM ESSA NOVIDADE!

    ResponderExcluir
  28. Bruna Oliveira Silva
    8 Ano branco
    Eu Adoroo o capitalismo e socialismo


    capitalismo
    O capitalismo e o sistema economico e social que surgiu na idade media, entre os seculos VI e XV. O feudalismo tornando-se a partir do seculoXVIII.
    socialismo Podemos definir socialismo como um modo de producao, sistema de organizacao politica e economica de uma social, que propoe a de uma sociedade sem classe e sem desigualdade.
    Na imagem representa o poder capitalismo e o poder socialismo,o muro de Berlim organizaçao politica é o capitalismo um sistema de economico e social.eu entendi que o Capitalismo e Socialismo sao sistemas economico e social,porem cada um com a forma diferente.

    ResponderExcluir
  29. IZAMARA 8 ANO BRANCO12 de julho de 2011 às 12:58

    IZAMARA BATKE 8 ANO BRANCO

    Oi pessoal eu sou a iza eu gostei muito dessa, materia e muito interesante,igual o CAPITALISMO COMERCIAL, CAPITALISMO INDUSTRIAL E CAPITALISMO FINANCEIRO.
    CAPITALISMO E O SISTEMA ECONOMICO SOCIAL QUE SURGIU NA IDADE MEDIA,ENTRE OS SECULOS VI E XV....
    O capitalismo tinha tres fases; o capitalismo comercial e capitalismo industrial.Tambem havia o Muro de Berlim que separava os dois sistemas. o capitalismo e o sistema economico e social que surgiu na idade media.podemos definir o socialismo como um meio de producao, ou sistema de Organizacao politica de uma sociedade.
    E ISSO AI PESSOAL O QUE EU ENTENDIR....isso ai e o capitalismo e etc...

    ResponderExcluir
  30. a maior parte do dinheiro vai para os ricos e a menor parte vai para os pobres e isso e um exemplo do capitalismo.o capitalismo e o sistema economico que surgiu na europa na idade media entre os seculos 11 e 15.e os burgueses fazem parte do capitalismo eles são os que tem dinheiro ja os proletariado são os que não tem dinheiro pra isso vendem sua forca de trabalho. existem tres fases do capitalismo o comercial,industrial e financeiro ja o socialismo podemos definir como um modo de produção [sistema de organização politica e economica de uma sociedade].

    ResponderExcluir
  31. CAPITALISMO TEM TRES FASES CAPITALISMO SOCIAL ,CAPITALISMO INDUSTRIAL E CAPITALISMO FINANSEIRO.O CAPITALISMO E O SISTEMA ECONOMICO E SOCIAL QUE SURGIO NA EUROPA DURANTTE A IDADE MEDIA ENTRE OS SECULOS XI E XV.O SOCIALISMO PREVE A ADOÇAO DAS SEGUINTES POLITICAS ESTALIZAÇAO ECONOMIA PLANIFICADA PLENO EMPREGO E RELAÇAO SOCIAL.NA FIGURA ACIMA .APOS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL OS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA E A UNIAO DAS REPUBLICAS SOCIALISTA SOVETICAS FOI DIVIDIDO EM DOIS SISTEMAS, CAPITALISTA E SOCIALISTA .AS DUAS SUPERPOTENCIAS FORNECIAM ARMAS CONVERSIONAIS AOS SEUS AALIADOS SO QUE NAO ACONTESEU GUERRA, POR ISSO FOI CHAMADO DE GUERRA FRIA.

    ResponderExcluir
  32. Lucas Sebastiao 8 ano amarelo12 de julho de 2011 às 13:29

    EU ENTEDI QUE NO SISTEMA SOCIALISTA PODEMOS DEFINIR QUE COMO UM MODO DE PRODUZIR (sistema de organizacao politico ecomomico. No sistema capitalista a economia de mercado prevalece, onde visa o lucro e classes diferentes.

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito da charge 1 ,pois de maneira divertida ela retrata a realidade, o que vem acontecendo com as nossas florestas, o desmatamento de forma ilegal, comprometendo e pondo em risco a vida de muitos animais, sem se preocupar com o nosso planeta o homem compromete cada vez mais a vida dos seres vivos em geral.

    Kathellyn Kevany -9 ano verde

    ResponderExcluir
  34. eu entendi na charge3 que o pai mostra para o filho um planeta.e o filho fala para o pai nossa pai como nos vamos viver num planeta desse cheio de poluicao com desmatamento,consumismo acelerado e consequencias de destruicao ambiental.

    franciele barbosa 9 verde

    ResponderExcluir
  35. Achei interessante a charge 2,pois retrata as consequencias do aquecimento global.Com o aquecimento o gelo esta derretendo afetando a vida dos ursos polares.Na charge o urso esta com uma vasilha pedindo um pouco de gelo!é muito legal.


    Kathellyn Kevany 9 ano verde

    ResponderExcluir